Escolas da rede municipal de Alto Araguaia realizam segundo torneio de xadrez

Por Lissa Izabely | ASSECOM AIA

Escolas da rede municipal de Alto Araguaia realizam segundo torneio de xadrez

Foto: Réulliner Rodrigues

Alunos de 8 a 13 anos da rede municipal de ensino de Alto Araguaia (MT) participam do Segundo Torneio de Xadrez Escolar. A competição promovida pelo Projeto Xadrez na Escola nesta terça-feira (06), integra as unidades José Inácio Fraga e Maria Júlia de Almeida.

Ao todo, o torneio reúne 32 alunos. Os competidores disputam em modalidade geral sem distinção de idade, categoria ou sexo. Além de troféu para os três primeiros colocados e medalhas do quarto ao sexto colocado, os ganhadores receberão relógio digital, caixa de som, fone de ouvido, skate, e camisa do Brasil.

De acordo com o professor do projeto, Luciano Rodrigues, a competição tem como objetivo estimular o desenvolvimento cognitivo e o raciocínio lógico das crianças e adolescentes além de incentivar a competição saudável entre os alunos.

Como fonte de inspiração, a aluna Maria Eduarda, 13 anos, vê no xadrez uma forma de convívio social. “O xadrez ajuda a pensar, melhora desempenho e a coordenação motora. O tabuleiro é como a nossa vida, que a cada vez mais o desempenho é melhorado”, conta.

A aluna Flávia Cristine, 11 anos, diz que gosta de praticar o esporte. “O xadrez é muito legal. Além de trazer vários benefícios para a memória ajuda também na matemática, no raciocínio”.